INVESTIMENTOS

Alavancagem e Margem

Estratégias para lucrar mais com margens reduzidas e baixo custo operacional

ALAVANCAGEM E MARGEM

O que é Alavancagem

A Alavancagem permite ao investidor operar quantias superiores a sua disponibilidade financeira ou ao seu Patrimônio.

É importante ter conhecimento deste conceito para ter maior tranquilidade no momento de executar as operações neste mercado.

Para clientes que possuem ações que compõe a carteira teórica do Índice Bovespa (Ibovespa), a Terra Investimentos poderá possibilitar alavancagem em até 25 vezes em operações Day Trade.

A Terra Investimentos adota os seguintes mecanismos para mitigar riscos envolvidos neste tipo de operação:

* Ao atingir primeira perda a partir de 50% de seu patrimônio, o cliente receberá um e-mail informativo, demonstrando seu Patrimônio Inicial, Patrimônio Online e Lucro/Prejuízo;

* Ao atingir perda a partir de 60% de seu patrimônio, o cliente receberá um novo e-mail informativo, demonstrando seu Patrimônio Inicial, Patrimônio Online e Lucro/Prejuízo;

– Caso as operações realizadas pelo cliente apresentem projeção de perdas a partir de 70% de seu patrimônio, composto por ações, títulos, recursos financeiros ou qualquer outro ativo que componha a carteira, a corretora, a qualquer momento e independente de aviso prévio, poderá executar, em nome do cliente, operação oposta, à mercado, para encerramento de posições em aberto, ficando o cliente responsável pela integral liquidação financeira das operações. O cliente receberá um e-mail informativo com a operação liquidada.

– Sem prejuízo do disposto no item acima, todos os clientes que detenham posições resultantes de operações no pregão em curso e que não possuírem garantias suficientes para manutenção das mesmas no período de zeragem diária, programado para ocorrer, durante os 30 minutos que antecedem o fechamento do pregão regular, estarão passíveis de zeragem, ficando o cliente responsável por eventuais prejuízos financeiros.

A execução supra ocorrerá no regime de melhores esforços, podendo o percentual de perda ser maior ou menor em função das alterações dos preços dos ativos no mercado.

ALAVANCAGEM E MARGEM

Margem

A Bolsa conta com este instrumento de segurança através do qual exige que o investidor tenha um percentual do valor do contrato na conta (em dinheiro) ou investido (em ativos) na corretora, visando assim garantir o cumprimento do contrato.

Para poder operar alavancagem, este valor é alocado junto à Bolsa como margem, ficando retido durante o período em que o investidor mantiver a posição em aberto.

Vale salientar que tais operações no mercado futuro não exigem que o investidor disponibilize o valor total do contrato, mas sim parte dele. Desta forma, caso haja algum ajuste negativo  na operação, esse valor poderá cobrir eventuais prejuízos até a liquidação integral do investimento.

A margem é diferente em cada um dos contratos, ou seja, cada contrato futuro tem um valor específico de margem de garantia.

ALAVANCAGEM E MARGEM

Custo Margem de Garantia (Fiança/TPF)

Taxa de 12% a.a. para clientes que utilizarem margem de garantia da corretora (Carta-Fiança e/ou Pool de TPF).

DOWNLOAD

Baixe nosso app

Sabia que é possível abrir sua conta diretamente no app e investir em todos nossos produtos?

Baixe o aplicativo Terra Investimentos em sua App Store ou no Google Play.

Conheça outras empresas da Terra Investimentos