SOBRE NÓS

Dúvidas Frequentes

Tire aqui as principais dúvidas em relação aos investimentos. Não encontrou o que procurava? Conte conosco sempre, basta entrar em contato e vamos te ajudar.

  • Mercado Financeiro
    • Como funciona o Tesouro Direto?

      O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas. Lançado em 2002, o Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações a partir de R$ 30,00.

      O Tesouro Direto é uma excelente alternativa de investimento pois oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia – Selic), diferentes prazos de vencimento e também diferentes fluxos de remuneração.

      Com o Tesouro Direto, você escolhe os títulos que vai investir de acordo com os seus objetivos e necessidades e pode resgatá-los, a preços de mercado, a qualquer momento. São diferentes tipos de rentabilidade, prazos de vencimento e fluxos de remuneração.

    • Em qual horário eu consigo negociar as minhas ações?

      O horário de negociação dos ativos em bolsa pode ser alterado, devido ao horário de verão Americano.

      Dessa forma, consulte todos os horários da B3 clicando no link abaixo:

      https://bit.ly/3uIbcY2

    • O que Desdobramento ou Split?

      Consiste em dividir as ações existentes, sem alterar o valor do investimento, também conhecido como Split. Essa operação é realizada quando a administração da companhia acredita que deve aumentar a quantidade de papéis em circulação no mercado para facilitar sua negociação. Com a divisão da ação, o valor dela no mercado também será dividido proporcionalmente.

    • O que é a B3?

      B3 é a bolsa de valores oficial do Brasil, seu nome vem de Brasil, Bolsa e Balcão. Ela é a maior bolsa de valores da América Latina, surgiu em 1843, e passou por diversas transformações até chegar ao atual formato. É por meio da B3 que ocorre as negociações de ativos como ações, fundos imobiliários, BDR’s, ETF’s etc. A B3 também faz todas as questões relacionadas a compensação, liquidação, depósito e registro desses ativos.

    • O que é a NASDAQ?

      NASDAQ é a segunda maior e mais valiosa bolsa do mercado financeiro mundial, sendo localizada em Nova York. Seu nome vem de National Association of Securities Dealers Automated Quotations (Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas). A NASDAQ tem seu foco em gigantes mundiais da área de tecnologia, como Apple, Google, Microsoft, Meta, Amazon, dentre outras e possui também empresas de outros segmentos. Por conta de sua influência nas demais bolsas de valores, a NASDAQ é considerada um importante termômetro para ser acompanhado.

      O principal índice é o NASDAQ Composite, que leva em conta a capitalização de mercado de todas as empresas listadas, inclusive aquelas de fora dos EUA. Além desse, existem outros índices mais específicos como:

      • NASDAQ 100: representa as 100 maiores companhias não financeiras listadas na NASDAQ.
      • NASDAQ Financial 100:  abrange as 100 maiores empresas de serviços financeiros listadas.
      • NASDAQ Transportation: rastreia a performance média das ações do setor de transportes listadas nessa bolsa.
      • NASDAQ Biotechnology: índice formado pelas ações de empresas de biotecnologia e farmacêuticas.
    • O que é a NYSE?

      A NYSE é a principal bolsa de valores do mundo representando cerca de 30% da capitalização do mercado global. Seu nome vem de New York Stock Exchange, e significa literalmente Bolsa de Valores de Nova York, e é a bolsa de valores com maior importância nos EUA e por conta disso é um termômetro importantíssimo de como e para onde a bolsa de valores está se movimentando.

      Atualmente, o volume médio diário de negociação da Bolsa de Nova York é de cerca de US$ 1,2 trilhão. A NYSE também é responsável por dois índices que estão entre os principais benchmarks do mercado financeiro internacional: o S&P 500 e o Dow Jones. Esses índices refletem a performance de mais de 500 empresas que fazem parte do grupo das que possuem os maiores valores de mercado de todo o mundo.

    • O que é Bonificação em Ações?

      Bonificação em Ações é a distribuição gratuita de ações aos acionistas, de forma proporcional às parcelas que estes possuem. Resulta do aumento de capital, por incorporação de reservas ou lucros em suspenso. A bonificação representa a atualização da cota de participação do acionista no capital da empresa.

    • O que é Bonificação em Dinheiro?

      Bonificação em Dinheiro é quando a empresa concede uma participação adicional nos lucros, realizando, assim, uma bonificação em dinheiro. Apesar da possibilidade, é algo raro.

    • O que é Dividend Yield?

      O dividend yield (ou simplesmente DY) é o indicador financeiro que demonstra qual o retorno de uma ação ou fundo imobiliário em relação ao seu dividendo. Nesse sentido, ele representa a relação entre os proventos distribuídos por uma ação ou FII e o preço atual dos respectivos títulos na bolsa de valores.

      Para calcular o DY de uma ação, você precisará do valor de dividendos que a empresa pagou no período que deseja analisar e do preço da ação antes da distribuição dos dividendos. Com esses dados, basta aplicar a seguinte fórmula:

      DY de ações = (dividendos pagos no período / preço da ação) x 100

      No caso dos fundos imobiliários, a lógica é exatamente a mesma. Ou seja, basta relacionar os resultados distribuídos pelo FII em determinado período com o preço da cota:

      DY de fundos imobiliários = (dividendos pagos no período / preço da cota) x 100

      Para quem tem uma estratégia de investimentos com foco em dividendos, é muito importante conhecer determinados indicadores financeiros que auxiliam a encontrar ativos para esse fim. Nesse sentido, o dividend yield (DY) é um dos mais conhecidos e utilizados no mercado de forma geral.

    • O que é Grupamento ou Inplit?

      É a operação contrária ao desdobramento. Consiste em reunir várias ações em uma, sendo conhecida como Inplit. O grupamento ocorre quando uma companhia decide elevar o preço da ação para facilitar sua negociação em bolsa, pois entende que o preço baixo está dificultando as operações. Da mesma forma que o desdobramento, a operação não altera o valor do investimento.

    • O que é o Dow Jones?

      Dow Jones é um dos índices de ações mais antigos e representativos do mercado norte-americano, com isso sua volatilidade afeta não só o mercado financeiro local, mas diversas outras bolsas de valores internacionais. Esse índice reúne ações de 30 blue chips norte-americanas listada na Bolsa de Nova York (NYSE), ou seja, ele reúne companhias líderes em seus segmentos, com alta capitalização e peso nas bolsas e cuja ações possuem alta liquidez.

      Por meio do Dow Jones pode se observar a evolução do mercado de ações dos EUA, com isso é possível comparar o desempenho das bolsas em diferentes momentos e entender os seus reflexos na economia durante os períodos analisados.

    • O que é o Ibovespa?

      O Ibovespa é o maior e mais famoso índice da bolsa de valores brasileira, reunindo as ações das principais empresas do país. Com isso, o Ibovespa funciona como um dos principais parâmetros do mercado de renda variável e indicador de desempenho das ações negociadas na B3.

      A cada quatro meses, a B3 reavalia quais ações podem fazer parte do índice. Ou seja, em janeiro, maio e setembro, a Bolsa divulga a nova carteira teórica do Ibovespa.

      Para isso, uma série de critérios deve ser obedecida pelas empresas para compor o índice, como a liquidez dos papéis e o volume financeiro de negociação.

      Metodologia para fazer parte do Ibovespa:

      • Ativos que podem entrar: ações e units de ações
      • Critérios de seleção: 
        – Os ativos devem estar presentes em 95% dos pregões;
        – Ter 0,1% do volume financeiro no mercado a vista (lote-padrão);
        – Não ser uma penny stock (valor da ação menor que R$ 1);
        – Estar entre os ativos que representem 85% em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN)

      Ou seja, não são todas as ações que fazem parte da B3 que compõem o Ibovespa.

      Quando você vê o sobe e desce do Ibovespa no noticiário, na verdade, observa a valorização ou desvalorização desse conjunto teórico de ações.

      Atualmente, o índice é composto por 93 ações.

      Confira no site da B3 a lista atualizada de empresas que fazem parte do Ibovespa.

    • O que é o leilão de ações e porque isso ocorre?

      O leilão de ações é uma forma especial de negociação desses ativos, que visa encontrar a melhor associação entre oferta e demanda para os títulos em questão. Basicamente, ele funciona como uma resposta à volatilidade do mercado em algum momento específico.

      Na B3, existem três tipos de leilões: o leilão de pré-abertura e o de pré-fechamento, que ocorrem diariamente, e o leilão esporádico, que depende de algum motivo específico para acontecer. Esse último foi o caso da Americanas, depois do rombo de R$ 20 bilhões encontrado no balanço, fato que motivou a saída do CEO da companhia.

      Os leilões de pré-abertura acontecem todos os dias na bolsa brasileira. O primeiro ocorre sempre 15 minutos antes da abertura do pregão; o segundo, 5 minutos antes do fechamento dele.

      No período em que o leilão estiver acontecendo, somente são realizadas ordens de compra e venda. Nesse caso, não haverá a respectiva finalização da negociação. Ou seja, a transação será concluída somente quando o pregão abrir e depois que a bolsa já tiver computado os preços e as ordens de compra e venda que os investidores enviaram.

      O leilão de abertura é uma ferramenta que ajuda a definir os preços de abertura dos ativos do pregão. Durante os 15 minutos em que ele ocorre, qualquer investidor pode utilizar o Home Broker imputar ofertas de compra e venda de ações.

      De forma geral, participam do leilão de ações os títulos de maior liquidez. Mas o mecanismo está aberto para todas as ações à disposição do investidor na bolsa.

      Diferentemente dos leilões de pré-abertura e de pré-fechamento, o extraordinário acontece durante o pregão. Nesse caso, a B3 adota esse procedimento justamente para proteger o mercado e os investidores de oscilações bruscas de preços.

      Os principais motivos que ocasionam um leilão extraordinário de ações são os seguintes:

      • variação do preço de uma ação acima da média;
      • aumento expressivo no percentual de ações de uma companhia;
      • variação na quantidade de negociação das ações nos últimos 30 dias e divulgação de fato relevante ou notícia sobre algum provento a ser distribuído pela ação.

      Quando isso acontece, a negociação da ação no pregão é interrompida e a bolsa calcula o preço teórico da ação com base em todas as ordens de compra e venda abertas. Dessa forma, encontra uma média para o preço teórico.

    • O que é o RLP e por qual motivo deveria marcar esta opção?

      O RLP (Retail Liquidity Provider) é um novo tipo de oferta criado pela B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) que visa fortalecer o mercado, pois traz benefícios ao investidor pessoa física que negociam contratos de mini índice e mini dólar. Esse tipo de oferta possibilitar o aumento da liquidez para negociação destes ativos, podendo melhorar os preços das execuções nas operações. Lembrando que esta iteração se aplicam as ordens agressoras de compra ou venda que estejam no primeiro nível de preço. Desta forma aderindo ao RLP a Terra Investimentos será contraparte de suas ordens de compra e venda nas operações de minicontratos de índice e dólar.

    • O que é o S&P 500?

      S&P 500 é um dos índices mais famosos e importantes do mundo. Ele representa as 500 maiores companhias do mundo listadas nas duas bolsas americanas, a NYSE e a NASDAQ. Esse índice é considerado um dos principais termômetros do mercado de ações mundial, por isso é muito importante o acompanhar mesmo para quem não investe em ativos internacionais, pois por meio dele é possível ter uma boa noção de como e para onde o mercado está indo.

    • O que é Subscrição ou Direito de Preferência na Aquisição de Ações?

      Os acionistas ainda podem ter o direito de aquisição de novo lote de ações (com preferência na subscrição) em quantidade proporcional às possuídas. Vale observar que o exercício de preferência na subscrição de novas ações não é obrigatório. Dessa forma, o acionista poderá vender esses direitos a terceiros em bolsa.

    • O que é um Fundo de ações?

      São fundos constituídos com o objetivo de investir no mercado de ações. Portanto, têm como principal fator de risco a variação de preços de ações admitidas à negociação no mercado organizado.

      Devem investir no mínimo 67% do seu patrimônio em ações admitidas à negociação em mercado organizado ou em ativos relacionados, como bônus ou recibos de subscrição, certificados de depósito de ações, cotas de fundos de ações, cotas dos fundos de índice de ações e Brazilian Depositary Receipts (BDR) classificados com nível II e III.

      Recursos remanescentes podem ser investidos em outros ativos financeiros, desde que respeitados os limites de concentração aplicáveis a todos os tipos de fundos.

    • O que é um investimento em Renda Fixa?

      Renda fixa é um termo que se refere a qualquer tipo de investimento que possui regras de remuneração definidas no momento da aplicação no título. Essas regras estipulam o prazo e a forma que a remuneração será calculada e paga ao investidor. Nesse tipo de investimento, o investidor concede um empréstimo, usualmente em dinheiro, a uma entidade em troca do pagamento de juros. Dessa forma a entidade, geralmente uma instituição financeira, emite um documento onde ela se compromete a devolver o dinheiro emprestado acrescido de juros após um período preestabelecido.

      O investimento em renda fixa pode ser contrastado com investimentos de renda variável considerando simplesmente a previsibilidade da remuneração. Nas operações de renda fixa é possível prever ou, ao menos, estimar o rendimento do investimento, dado que as taxas e indexadores de remuneração são previamente definidos. Já nas operações de renda variável, tal previsão não é possível, pois a remuneração está associada a condições futuras do mercado que dependem de fatores econômicos imprevisíveis.

    • O que é um IPO (Oferta Pública)?

      A Oferta Pública Inicial, também conhecida como IPO, ocorre quando uma empresa decide fazer a abertura de seu capital por diversos motivos, como captar recursos financeiros para financiar novos investimentos da companhia.

      O procedimento é realizado em três etapas:

      1. Essa empresa procura por uma instituição financeira para prestar o serviço de emissão de ações, conhecido como Lançamento de Ofertas Primárias.
      2. Ocorre a emissão de ações no Mercado Primário, conhecido como Oferta Pública.
      3. Após o processo de IPO (período de reserva, bookbuilding e liquidação), as ações da empresa começam a ser negociadas no mercado da Bolsa de Valores.

      A Oferta Pública também acontece quando os investidores ou acionistas transacionam ações de sua titularidade no mercado; nesse caso, ocorre o lançamento de Ofertas Secundárias.

    • O que é uma Ação Ordinária?

      As ações ordinárias são aquelas que terminam com o número 3, além de proporcionarem participação nos resultados da empresa aos seus titulares, conferem direito de voto em assembleias gerais.

    • O que é uma Ação Preferencial?

      As ações preferenciais são aquelas que terminam com o número 4, além de garantir aos acionistas, a prioridade do recebimento de dividendos, geralmente em percentual mais elevado do que o atribuído às ações ordinárias (algo em torno de 10%), e no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade. Em geral, não concedem direito a voto em assembleia.

    • O que é uma Ação?

      Uma ação é a menor parcela do capital social das companhias ou sociedades anônimas. É portanto, um título patrimonial, e como tal, concede aos seus titulares, os acionistas todos os direitos e deveres de um sócio, no limite das ações detidas.

    • O que é uma Oferta Pública?

      Oferta pública de distribuição, primária ou secundária, é o processo de colocação, junto ao público, de um certo número de títulos e valores mobiliários para venda. Envolve desde o levantamento das intenções do mercado em relação aos valores mobiliários ofertados até a efetiva colocação junto ao público, incluindo a divulgação de informações, o período de subscrição, entre outras etapas.

      As ofertas podem ser primárias ou secundárias. Quando a empresa vende novos títulos e os recursos dessa venda vão para o caixa da empresa, as ofertas são chamadas de primárias. Por outro lado, quando não envolvem a emissão de novos títulos, caracterizando apenas a venda de ações já existentes – em geral dos sócios que querem desinvestir ou reduzir a sua participação no negócio – e os recursos vão para os vendedores e não para o caixa da empresa, a oferta é conhecida como secundária (block trade).

      Além disso, quando a empresa está realizando a sua primeira oferta pública, ou seja, quando está abrindo o seu capital, a oferta recebe o nome de oferta pública inicial ou IPO (do termo em inglês, Inicial Public Offer). Quando a empresa já tem o capital aberto e já realizou a sua primeira oferta, as emissões seguintes são conhecidas como ofertas subsequentes ou, no termo em inglês, follow on.

      As ofertas públicas, uma vez que envolvem a captação de poupança pública, são disciplinadas por lei e regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários. A intenção é permitir que todos os investidores participem da oferta em igualdade de condições e que possam tomar suas decisões de investimento de forma consciente.

    • O que é uma OPA?

      Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) é uma operação através da qual a dispersão acionária (entre muitos acionistas) se reduz, uma vez que aumenta a concentração de ações naquele que está fazendo a oferta de aquisição.

      Uma OPA pode ter também como objetivo a aquisição do controle da empresa, aumentando a participação de um ou mais sócios. A empresa como um todo, um acionista, um grupo de acionistas ou terceiros podem realizar uma OPA.

      No limite, quando a totalidade das ações emitidas por uma empresa é recomprada, ocorre a transformação em S.A. de capital fechado.

    • O que são AAIs?

      Os agentes autônomos de investimento são pessoas físicas que atuam como prepostos, e sob a responsabilidade, dos integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários, especialmente as corretoras. Como opção, podem também exercer as suas atividades sob a forma de sociedade ou firma individual, desde que constituídas exclusivamente para esse fim. Entretanto, somente agentes autônomos registrados podem participar da sociedade.

      As suas atividades são eminentemente comerciais: de prospecção e captação de clientes; de recebimento e registro de ordens; e de prestação de informações acerca dos produtos e serviços oferecidos pelas corretoras.

      Nesse sentido, eles apresentam o mercado para os investidores, explicam as principais características dos produtos, cadastram os clientes, recebem e executam as ordens e as transmitem para os sistemas de negociação, tiram dúvidas operacionais, entre outros. Em um mercado em franca expansão, como o brasileiro, o papel dos agentes é tido como fundamental para o crescimento da base de investidores no mercado de capitais, ao constituírem um importante elo entre os investidores e os produtos e serviços disponíveis.

    • O que são BDR’s?

      BDR significa Brazilian Depositary Receipt. Os BDR’s são certificados representativos de valores mobiliários de emissão de companhias abertas, ou assemelhadas, com sede no exterior e emitidos por instituição depositária no Brasil. Dessa forma, o mercado de capitais brasileiro é acessado por emissores estrangeiros com o objetivo de ter seus valores mobiliários listados na B3, por meio da utilização desse mecanismo. Os BDR’s têm como lastro valores mobiliários emitidos no exterior, que podem ser provenientes do mercado secundário ou de novas ofertas públicas. A transferência de titularidade dos BDR’s ocorre de forma equivalente aos demais valores mobiliários brasileiros, podendo ser transacionados em bolsas de valores ou no mercado de balcão. Atualmente, na B3, todos os BDR’s são negociados em mercado de bolsa.

      A emissão dos BDR’s deve ser realizada por instituições brasileiras, denominadas instituições depositárias, que são autorizadas a funcionar pelo Banco Central e habilitadas pela CVM. A instituição depositária atua na estruturação e no lançamento do programa no mercado brasileiro, na obtenção do registro do programa de BDR’s e na obtenção do registro da companhia na CVM.

      Quando o programa for BDR Patrocinado, a companhia emissora dos valores mobiliários no exterior é responsável pela disponibilização das informações necessárias ao processo, por meio de seu representante legal no Brasil.

      O programa de BDR Não Patrocinado é estabelecido por uma instituição depositária emissora de certificado, sem um acordo com a companhia emissora dos valores mobiliários lastro do certificado de depósito.

    • O que são Dividendos?

      Dividendos é uma parcela dos lucros paga aos acionistas em dinheiro, estabelecida no estatuto da empresa (no mínimo, iguais a 25% do lucro anual da empresa).

    • O que são Juros Sobre o Capital Próprio?

      Os Juros Sobre Capital Próprio são uma forma de remuneração aos acionistas das empresas de capital aberto, onde distribuem o lucro de forma semelhante ao que acontece com os dividendos.

      Os Juros sobre Capital Próprio possibilitam uma remuneração extra ao investidor e é considerado contabilmente como uma despesa para a empresa, logo por parte das companhias é possível reduzir os impostos.

    • O que são Produtos Estruturados?

      Os produtos estruturados são estratégias com utilização de derivativo que podem prover proteção, especulação e alavancagem. As operações podem ser realizadas com um ou mais derivativos, os quais podem ser adaptados conforme a expectativa do investidor. É possível realizar operações estruturadas em qualquer cenário. As operações podem ser configuradas com lucro e prejuízo limitado ou ilimitado, conforme instrumentos.

      Os riscos envolvidos na realização de operações estruturadas são definidos pela B3. As operações podem exigir garantia via ativo ou até mesmo financeiro, sendo responsabilidade do investidor a cobertura.

    • Rejeição de Ordem: [MG17] e [MG34] – Operação Fora do Perfil

      Os erros MG17 e MG34 (Operação em Desacordo ao seu perfil de investimento no Suitability) indicam que o tipo de operação que você está tentando realizar não é permitido para o perfil de investimento que você se encaixa atualmente.

      Desde o dia 29/12/2020, o perfil de investimento/suitability para investir em alguns produtos foi alterado para atender às determinações da ANBIMA. Dentre as mudanças, consta uma que autoriza somente investidores com perfil agressivo a investir em Renda Variável (ações, fundos de ações, etc).

  • MetaTrader
    • Como contratar a plataforma MetaTrader5?

      Para realizar a contratação da plataforma, basta acessar o portal de investimentos ir em Plataformas e contratar o MetaTrader5 conta real. Após a contratação, será enviado um e-mail com login de acesso, lembrando que será sua conta de investimentos sem dígito e uma senha que será alterada no primeiro acesso.

      Sugerimos que utilize a plataforma de Demonstração MetaTrader5 para testar suas estratégias automatizadas. No ambiente simulado, suas ordens sempre serão executadas, desta forma, servem apenas para teste da estratégia e não de resultados, a julgar por não terem as interferências reais do mercado.

      Para realizar a contratação da plataforma de Demonstração, basta acessar o portal de investimentos ir em Plataformas e contratar o MetaTrader5 conta Demonstração. Após a contratação, será enviado um e-mail com login de acesso, lembrando que será sua conta de investimentos sem dígito incluindo 90 na frente da conta e uma senha que deverá ser alterada no primeiro acesso.

    • Como faço para ativar a conta hedge?

      Para ativar a conta hedge, basta clicar na opção Contratar conta hedge real ou conta hedge demonstração. Para que seja feita a ativação, não pode haver nenhuma posição ou ordem em aberto, pois o sistema só permite alteração se não houver posição e ordem. Após realizar a ativação, será necessário aguardar até 4 horas em horário comercial para que a liberação seja feita. Após a alteração, será confirmado por e-mail que foi feita ou não a alteração.

    • Não consegui logar na plataforma, o que devo fazer?

      Quando não consegue o acesso na plataforma, vá em Caixa de Ferramentas e clique na última aba Diário – nesta tela será exibida informações inclusive de erros para conectar-se. Quando for exibido a informação Invalid Account, o erro deve-se por login incorreto ou senha. Neste caso, acesse o portal, vá em Plataformas e veja se está contratada a plataforma. Se estiver, clique em Alterar senha.

      Outro erro que pode ser exibido na Caixa de Ferramenta na aba Diário será o erro Lost. Isso acontece porque a plataforma sempre tentará conexões automáticas e após trocar a senha ou digitar a senha correta será apresentada esta mensagem. Diante disso, será obrigatório fechar a plataforma durante 15 minutos e depois realizar novo acesso.

    • Não consigo cadastrar uma senha. Como devo proceder?

      A senha a ser utilizada para a plataforma deverá ser de no máximo 8 caracteres. Como sugestão, pode ser usado o padrão Terra@10, lembrando que este é apenas um modelo. Não utilize esta senha como definitiva. Sua senha é pessoal e intrasferível, não devendo ser passada a ninguém.

    • Não consigo encerrar posições em conta hedge. Como devo proceder?

      Para encerrar uma posição no sistema hedging, selecione explicitamente o comando “Encerrar Posição” no menu de contexto da posição.

      No sistema hedging não é possível realizar a reversão de uma posição. Neste caso, a posição atual é encerrada e uma nova com o volume restante é aberta.

      Ou seja, se a posição não for encerrada pela plataforma seguindo os passos acima ou automatizada pelo MetaTrader5, as posições permanecerão em aberto. Desta forma, não recomendamos que utilize duas plataformas diferentes para operar utilizando a conta Hedge.

    • O que é a plataforma MT5?

      A plataforma multimercado MetaTrader5 permite executar transações no mercado, de ações e futuros. O MetaTrader5 permite também realizar análise técnica, trabalhar com programas para algotrading (robôs de negociação, conselheiros) e copiar transações de outros traders.

      O MetaTrader5 implementa um poderoso sistema de negociação com o livro de ofertas, registro real de ordens e transações. Você dispõe de dois sistemas de registro de posições, os tradicionais compensação e cobertura. Dependendo dos seus objetivos, é possível usar quatro modos de execução: imediato, a pedido, de mercado e de bolsa. Também tem à sua disposição todos os tipos de ordens, incluindo de mercado, pendentes, stop, bem como trailing stop.

    • O que é Conta Hedge?

      Com este sistema, você pode ter várias posições em aberto do mesmo ativo, incluindo posições opostas. Se você tem uma posição em aberto para o ativo e executa uma nova operação (ou uma ordem pendente é disparada), uma nova posição é adicionalmente aberta. Sua posição atual não é alterada.

  • Plataformas
    • A corretora ofere algum tipo de trial ou teste para plataformas conectadas não disponpiveis para contratação?

      A corretora não oferece trial ou Teste dessas plataformas, devido a natureza de seu público.

    • Caso minhas operações tenham sido executadas sem que eu tivesse disparado, ou fora de preço ou tenha havido demora para execução, como devo proceder?

      Nestes casos muito pontuais você deve obter o máximo de detalhes de sua operação (data, hora, preço, ativo, quantidade, qual plataforma), registros de log etc. para que possamos analisar, para isso você deverá enviar um e-mail para [email protected].

    • Nas plataformas disponibilizadas pela corretora é possível visualizar as ordens de forma sincronizada?

      Sim, possuímos dois modelos com e sem sincronismo de posição e ordens, assim separadas.

      Com sincronismo:
      • Profit *
      • Fast Trade *
      • Tryd *
      • Cartezyan
      • HomeBroker Web
      Sem sincronismo:
      • MT5
      • FastTrader *
      • Trademap
      • Robotrader
      • ValdiTrader

      O sincronismo permite que se visualize as ordens e posição independente de qual sistema a ordem foi efetivada.

      *Todas as versões.

    • O que devo fazer em caso de interrupção de minha plataforma (Ordens ou Cotação)?

      É responsabilidade da corretora o monitoramento das operações, disponibilidade dos parceiros e por todo o processo de comunicação para com os seus clientes.

      Em caso de indisponibilidades tecnológica, problemas relacionados a roteamento de ordens ou interrupção do sinal de cotação por parte de nossos parceiros, iremos notificar você por meio de um comunicado, por e-mail ou pela sua própria plataforma. Ao ser notificado, poderá interromper imediatamente a sua operação.

      No caso de possuir ordens em aberto ou desejar zerar sua posição sendo impossibilitado(a) de fazê-lo, deverá ligar para nosso canal de atendimento, seu assessor ou mesa de operações para solicitar o cancelamento de ordens ou zeragem de sua posição.

      Para acompanhamento de sua posição, é possível contar com os demais canais disponíveis como Home Broker e app Terra Investimentos Digital.

    • Quais os tipos de plataforma a Terra Investimentos possuem?

      A Terra Investimentos possui dois tipos de plataformas, “Click and Trade” que nomeamos como plataformas gráficas e plataformas de algoritmo.
      Além dos tipos de plataformas disponíveis em nossa área de plataformas (link), temos outras que não oferecemos, mas possuímos conectada.

      Plataformas Gráficas
      • ValdiTrader
      Plataformas de Algoritmo (Black box)
      • Robotrader
      • MTB
      • TT Plataforma
    • Quais são as plataformas de negociação disponíveis/conectadas na Terra Investimentos?

      Além das soluções de negociação eletrônica disponíveis em nossa área de plataformas (link), temos homologadas e conectadas as seguintes plataformas:

    • Sou cliente pessoa física, mas gostaria de utilizar algumas das plataformas conectadas não disponíveis para contratação, como devo proceder?

      Tais plataformas atendem principalmente ao público institucional e por isso não são oferecidas ao público de varejo, mas é possível avaliar outras plataformas disponíveis em nossa área de plataformas para encontrar uma plataforma mais adequada a necessidade.

  • Transferência de Custódia
    • Como transferir a custódia da Terra para outra instituição?

      Para fazer a transferência de custódia da Terra para outra instituição, é necessário:

      • Ter uma conta ativa em outra instituição financeira.
      • Clique aqui para solicitação da STVM – Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários, que é o documento utilizado para transferência de ativos entre as instituições financeiras.
      Importante: A solicitação deve partir do cliente, através do e-mail que está cadastrado na Terra Investimentos.
      • Você receberá um e-mail com o formulário que deverá ser preenchido, assinado e enviado em conjunto com um documento de identificação com foto. Podem ser enviados em PDF ou foto, desde que legíveis.
      Importante: A assinatura do formulário deve ser a mesma do documento de identificação.

      Após seguir todas as orientações corretamente acima mencionadas, a transferência estará efetivada em 2 dias úteis após recebermos a STVM assinada. Em caso de pendência, você será notificado(a) por e-mail com as orientações, e após a correção podermos dar sequência na transferência.

      Ficou com dúvida? Entre em contato pelo WhatsApp Corporativo 11 94166-3175 ou e-mail [email protected]

    • Como transferir a custódia de fundos de investimentos da Terra para outra instituição?

      Para fazer a transferência de custódia de fundos de investimento da Terra para outra instituição, é necessário:

      • Ter uma conta ativa em outra instituição financeira.
      • Clique aqui para solicitação da Carta de Transferência das aplicações em fundos de investimento, que é o documento utilizado para transferência de fundos entre as instituições financeiras.
      Importante: A solicitação deve partir do cliente, através do e-mail que está cadastrado na Terra.
      • Você receberá um e-mail com o formulário que deverá ser preenchido, assinado e enviado em conjunto com um documento de identificação com foto. Podem ser enviados em PDF ou foto, desde que legíveis.
      Importante: A assinatura do formulário deve ser a mesma do documento de identificação.

      Após seguir todas as orientações corretamente acima mencionadas, as informações estarão disponíveis à contraparte em 2 dias úteis após a Terra receber a Carta de Transferência assinada. Em caso de pendência, você será notificado(a) por e-mail com as orientações, e após a correção poderemos dar sequência no envio das informações à contraparte.

      Ficou com dúvida? Entre em contato pelo WhatsApp Corporativo 11 94166-3175 ou e-mail [email protected]

    • Como transferir a custódia de fundos de investimentos para a Terra?

      Para fazer a transferência de custódia de outra corretora para a Terra, é necessário:

      • Ter conta na Terra. Caso ainda não tenha, faça seu cadastro clicando em Abertura de conta.
      • Preencher a Carta de Transferência das aplicações em fundos de investimento, que é o documento utilizado para transferência de ativos entre as instituições financeiras clique aqui 
      • Após preenchido, deverá ser assinado e encaminhado para a corretora onde estão custodiados seus ativos atualmente.
      • Ao receber a Carta de Transferência, a corretora terá 2 dias úteis para disponibilizar as informações à Terra.
      • Após o recebermos as informações, a Terra entrará em contato com o Administrador do Fundo em 2 dias úteis, e o Administrador terá 3 dias úteis para concluir a transferência.

      Ficou com dúvida? Entre em contato pelo WhatsApp Corporativo 11 94166-3175 ou e-mail [email protected]

    • Como transferir a custódia para a Terra?

      Para fazer a transferência de custódia de outra corretora para a Terra, é necessário:

      • Ter conta na Terra. Caso ainda não tenha, faça seu cadastro clicando em Abertura de conta.
      • Preencher a STVM – Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários, que é o documento utilizado para transferência de ativos entre as instituições financeiras Clique aqui.
      • Após preenchido, deverá ser assinado e encaminhado para a corretora onde estão custodiados seus ativos atualmente.
      • Ao receber a STVM, a corretora terá 2 dias úteis para transferir a sua custódia para a Terra Investimentos.

      Ficou com dúvida? Entre em contato pelo WhatsApp Corporativo 11 94166-3175 ou e-mail [email protected]

  • Investimentos
    • O que é Custódia Remunerada (Aluguel/BTC Doador)?

      Custódia Remunerada é um serviço que permite que você disponibilize suas ações para aluguel. Assim, outros investidores poderão alugá-las, de acordo com suas estratégias de negociação.

    • O que são Carteiras Recomendadas?

      As carteiras recomendadas são uma seleção de ativos – criteriosamente feita pelos analistas de mercado da Terra Investimentos – que reúnem oportunidades de investimento em ações e fundos de investimento imobiliário.

      Como funcionam as Carteiras Recomendadas

      • As carteiras são uma das formas mais interessantes de investir em renda variável, pois são recomendações feitas por um time de especialistas que monitoram diariamente o mercado.
      • A seleção é feita com base nos critérios “Fundamentalista” (avalia se a empresa tem fundamento para atingir o preço-alvo e o quão sólida e promissora ela é em termos de balanço, indicadores, potencial, endividamento, entre outros) e “Gráfico” (avalia o timing, identificando se é boa hora para comprar ou vender o ativo).
      • Apesar das recomendações, o investidor tem total liberdade de escolha. É ele quem decide se deseja vender ou manter os ativos.
      • Para entender melhor os critérios de composição das carteiras, o cliente recebe relatórios exclusivos que explicam os fundamentos, riscos, driver e análise técnica de cada ativo recomendado.
      • Através destas análises, nossos especialistas identificam diferenciais e definem preço-alvo para os investidores, mostrando a oportunidade inicial e o potencial de geração de valor da ação ou do FII.
      • Eventuais alterações na carteira acontecem quando o ativo atinge o preço-alvo (objetivo) ou quando surge outra oportunidade melhor para troca estratégica.
    • O que são Eventos Corporativos?

      Eventos corporativos são deliberações da empresa que impactam as ações emitidas. São propostos pelo Conselho de Administração e aprovados em Assembleia Geral.

      Eventos corporativos financeiros, como dividendos ou juros sobre capital próprio, geram benefícios diretos para o investidor, uma vez que a empresa paga um valor financeiro por ação detida por ele. Já os eventos corporativos não financeiros, como bonificações, desdobramentos e grupamentos, alteram a quantidade de ações detidas pelos investidores em uma proporção definida pela empresa, independentemente de qualquer ato seu, sendo, portanto, considerados eventos involuntários.

      Entre os eventos voluntários, temos o direito de subscrição de novas ações, que pode ou não ser exercido pelo investidor.

      Os eventos mais comumente deliberados pelas empresas que beneficiam
      seus acionistas são:

      • Dividendos
      • Juros Sobre o Capital Próprio
      • Bonificação em Ações
      • Bonificação em Dinheiro
      • Direito de Preferência na Aquisição de Ações (Subscrição)
      • Desdobramento (Split)
      • Grupamento (Inplit)
  • Primeiros Passos
    • Como acessar o Home Broker?

      Para acessar o Home Broker é muito simples! Basta seguir o passo a passo abaixo:

      • Acesse sua área logada em nosso Portal
      • No campo superior direito, clique na opção Home Broker
      • Pronto, agora é só investir!
    • O que é autorização de transmissão de ordem via procurador?

      Caso você tenha interesse que um terceiro realize operações financeiras em seu lugar, para realizar esta autorização será necessário envio de procuração. Para solicitação da procuração entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo WhatsApp Corporativo 11 94166-3175 ou e-mail [email protected].

    • O que é Home Broker?

      O Home Broker é uma plataforma operacional que conecta o investidor ao ambiente de negociações da bolsa de valores. Por meio dele é possível enviar ordens de compra e venda de diferentes ativos e derivativos negociados diariamente no mercado financeiro.

  • Minha Conta
    • Como altero meu perfil de suitability?

      Para alterar ou atualizar o suitability basta seguir o seguir o seguinte passo a passo:

      Site:

      Entrar em sua conta > clicar no ícone do bonequinho localizado no canto superior direito > Perfil de Investidor.

      APP:

      Entrar em sua conta > clicar no ícone do bonequinho localizado no canto inferior direito > Perfil de Investidor.

       

      Agora basta responder as perguntas e salvar!

    • Como desbloquear o pop-up do Home Broker?

      Se você está tentando acessar o Home Broker e ele não abre, provavelmente está com o bloqueio de pop-ups.

      Para desbloqueá-lo é fácil, basta seguir o passo a passo a seguir:

      • Abra o Navegador.
      • À direita da barra de endereço, toque em Mais > Configurações.
      • Toque em Privacidade e Segurança > Configurações do site > Pop-ups e Redirecionamentos.
      • Desative a opção Pop-ups e redirecionamentos.
    • Como faço para alterar meu e-mail?

      Para realizar a alteração de e-mail, é bem simples.

      Basta enviar um e-mail para [email protected] solicitando a troca do e-mail, anexando as seguintes documentações:

      • Formulário de alteração de e-mail;
      • Documento de identificação frente e verso (RG ou CNH);
      • Selfie segurando o documento de identificação.

      Carta de Alteração de e-mail PF

      Carta de Alteração de e-mail PJ

    • Como faço para alterar meu telefone?

      Para realizar a alteração de telefone, é bem simples.

      Basta enviar um e-mail para [email protected] solicitando a troca do telefone, anexando as seguintes documentações:

      • Formulário de alteração de telefone;
      • Documento de identificação frente e verso (RG ou CNH);
      • Selfie segurando o documento de identificação.

      Carta de Alteração de telefone PF

    • Como faço para definir minha Assinatura Eletrônica?

      Para alterar sua assinatura eletrônica é simples! Você pode alterar pelo nosso portal ou pelo APP:

      • Pelo APP ou portal e acesse sua conta.
      • No campo superior direito, clique ícone do “bonequinho”
      • Vá na opção de “Segurança”
      • Mude para a opção de Assinatura Eletrônica
      • Coloque a assinatura antiga e cadastre uma nova, sempre seguindo os requisitos solicitados.

       

      *Caso não se lembre da assinatura antiga, clique na opção de “esqueci minha assinatura eletrônica” que será encaminhado uma nova para o e-mail cadastrado.

    • Como faço para definir minha senha de acesso?

      Para alterar sua senha é simples! Você pode alterar pelo nosso portal ou pelo APP.

      • Pelo app ou portal e acesse sua conta.
      • Informe o seu CPF e cliente em continuar.
      • Ao invés de colocar a senha, clique em “Esqueci a senha”
      • Para recuperar a senha, informe o seu CPF e aguarde o recebimento do TOKEN.
      • Após o recebimento do TOKEN, preencha o campo com o código recebido via SMS.

      E na próxima tela, coloque uma senha nova.

    • Como faço para encerrar minha conta na Terra?

      Basta enviar um e-mail para [email protected] ou diretamente para o assessor, caso tenha, a partir do e-mail cadastrado solicitando o encerramento da conta juntamente com o motivo da solicitação. Além disso, é necessário que a conta esteja zerada (sem nenhum saldo).

    • Como faço para trocar os dados bancários da minha conta?

      Para solicitar a alteração ou correção de dados bancários, basta enviar um e-mail para [email protected] citando os dados bancários corretos. Vale destacar que somente contas de mesma titularidades são aceitas.

    • Como posso fazer uma transferência da minah conta da Terra para a minha conta pessoal?

      A transferência pode ser feita diretamente para o site ou app Terra Investimentos Digital, conforme o seguinte passo a passo:

       

      Pelo site: Entre em sua conta > Clique em Minha Conta > Clique em Transferências > Colocar o valor desejado > Confirmar Transferência

      Pelo app: Entre em sua conta > Transferência > Colocar o valor desejado > Confirmar Transferência

       

      * Vale destacar que a transferência vai diretamente para a conta bancária cadastrada.

    • Como posso solicitar o resgate de um investimento?

      Para solicitar o resgate de um investimento basta enviar um e-mail para [email protected] informando o tipo de investimento, nome do ativo, quantidade a ser resgatada e ou valor do investimento, juntamente com o vencimento (caso tenha).

      O e-mail precisa ser enviado a partir do e-mail cadastrado na conta.

    • Como retirar meus investimentos?

      1. Portabilidade de Investimento entre Corretoras

      A solicitação deve ser feita de acordo com o tipo de investimento, basta seguir o passo a passo:

      Tesouro Direto e Renda Variável

      1. Preencha o formulário Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM). Caso tenha dúvidas, baixe o modelo de preenchimento para STVM.

      2. Imprima e assine o formulário. Lembre-se que a sua assinatura deve ser semelhante ao documento utilizado no nosso cadastro.

      3. Envie a solicitação assinada e uma cópia do seu documento de identificação por e-mail para [email protected] com cópia para o seu parceiro de investimentos.

      Renda Fixa

      1. Preencha o formulário Solicitação de Transferência de Ativos (STA)

      2. Imprima e assine o formulário. Lembre-se que a sua assinatura deve ser semelhante ao documento utilizado no nosso cadastro.

      3. Envie a solicitação assinada e uma cópia do seu documento de identificação por e-mail para [email protected] com cópia para o seu parceiro de investimentos.
      Fundos
      1. A transferência dos investimentos para a instituição cessionária será realizada, após o recebimento, pela Terra Investimentos, do requerimento válido formulado pelo cliente.
      2. Caso haja alguma pendência no requerimento de transferência, o cliente terá o prazo de 2 dias úteis para regularização.
      3. Caso a regularização não seja apresentada neste prazo, o seu processo de portabilidade será encerrado.
      4. O pedido de transferência por STVM é único e será realizado apenas se todos os ativos estiverem livres e desimpedidos.
      5. Caso apenas algum ativo não esteja, o cliente poderá fazer nova STVM excluindo esse ativo ou aguardar sua liberação, se for o caso, para que seja transferido junto com os demais. Quando as pendências forem regularizadas, iniciará novamente para realização da transferência dos investimentos.

      2. Portabilidade de Investimento entre Corretora e Banco ou Instituição Escrituradora.

      Basta seguir o passo a passo:

      (i) Baixe a ordem de transferência de ações ( OTA)
      (ii) Preencha as informações solicitadas, imprima três vias do documento, assine e reconheça firma por autenticidade.
      (iii) Encaminhar documento de identificação e comprovante de residência atual com firma reconhecida.
      (iv) Envie os documentos solicitados pela instituição para dar início ao processo de transferência para o endereço: [email protected]
      (v) Nota de compra em bolsa e a declaração de IR constando os papéis que serão transferidos ou a Ordem Judicial determinando a transferência.
      A transferência por meio de OTA deve ocorrer em até 60 dias corridos após o recebimento do requerimento válido. Caso haja alguma inconsistência no requerimento para a transferência, iremos te avisar sobre isso no mesmo prazo.

      Portabilidade de Previdência Privada

      Esse procedimento é feito pela instituição para onde você irá transferir seu plano de previdência privada. Consulte quais são os procedimentos dessa instituição

    • Como solicito um bloqueio temporário da minha conta?

      Para solicitar o bloqueio temporário de conta, basta enviar um e-mail para [email protected] a partir do e-mail cadastrado, solicitando o bloqueio juntamente com o motivo da solicitação.

      Caso queira desbloquear a conta, basta fazer o mesmo processo, porém solicitando o desbloqueio.

    • Como transferir recursos para minha conta da Terra?

      Para transferir recursos para sua conta da Terra, é fácil.

      Basta acessar o Portal, na aba de “minha conta para TED” estão os dados da sua conta. Vale destacar que a transferência é feita diretamente para o titular da conta, com isso é necessário colocar os dados do mesmo.

      Agora é só realizar a transferência do banco de origem para sua conta na Terra.

      OBS: Só é possível alocar recursos via TED.

    • Como trazer meus investimentos?

      Portabilidade de Investimentos

      Veja como funciona a portabilidade e traga já seus investimentos. Documentos necessários estão na página de “compliance“.

      Para realizar a portabilidade, é necessário que:
      (i) O seu cadastro esteja atualizado e sem qualquer pendência;
      (ii) O ativo esteja disponível, livre e desimpedido, não sendo objeto de garantia ou bloqueio judicial;
      (iii) Não haja débitos pendentes ou saldo negativo em sua conta;
      (iv) O ativo não esteja em ciclo de liquidação ou com resgate em andamento;
      (v) A instituição financeira destino aceite sua solicitação.

      Lembrando que:
      (i) A assinatura dos documentos para portabilidade pode ser física, digital ou eletrônica.
      (ii) A portabilidade será realizada dentro do prazo estabelecido na norma vigente ou no menor prazo possível.
      (iii) Não realizamos transferência que seja caracterizada como: venda privada, empréstimo privado ou doação entre pessoa física e jurídica.

      1. Portabilidade de Investimento entre Corretoras

      Essa transferência é realizada pela instituição onde seu investimento está, mas preparamos um passo a passo para te ajudar nesse processo:
      1. Baixe o documento de acordo com o tipo de ativo:
      a) Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM) para títulos de Tesouro Direto ou Renda Variável;
      b) Carta do Cliente para cotas de Fundos de Investimento;
      c) Solicitação de Transferência de Ativos (STA) para títulos de Renda Fixa.

      2. Preencha as informações da instituição cedente (dados da corretora onde seus investimentos estão), da instituição cessionária (os nossos dados) e dos ativos que deseja transferir.

      3. Imprima e assine o documento. Lembre-se que a sua assinatura deve ser semelhante ao documento utilizado no cadastro na instituição onde o seus investimentos estão.

      4. Caso sua portabilidade seja de renda fixa, é necessário enviar também a nota de negociação dos seus títulos.

      5. Envie a solicitação assinada e uma cópia do seu documento de identificação por e-mail para a instituição onde seus investimentos estão com cópia para [email protected] e e para o seu parceiro de investimentos.

      2. Portabilidade de Investimento entre Corretora e Banco ou Instituição Escrituradora.

      Essa transferência é realizada pela instituição onde seu investimento está, mas preparamos um passo a passo para te ajudar nesse processo:
      1. Solicite a Ordem de Transferência de Ações (OTA) a instituição onde estão seus investimentos.
      2. Preencha as informações solicitadas, imprima três vias do documento, assine e reconheça firma por autenticidade.
      3. Encaminhar documento de identificação e comprovante de residência atual com firma reconhecida.
      4. Envie os documentos solicitados pela instituição para dar início ao processo de transferência para o endereço: [email protected]

      3. Portabilidade de Investimento entre Diferentes Titularidades

      Envie os documentos através do mesmo e-mail utilizado em seu cadastro para [email protected] com cópia para o seu parceiro de investimentos. Em caso de herança, o e-mail pode ser encaminhado através dos herdeiros, cônjuge ou inventariante.

      Doações:

      • Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM);
      • Documento de identidade;
      • Instrumento Público ou Particular de doação;
      • Declaração do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) ou de isenção;
      • Guia e comprovante de pagamento de ITCMD (quando aplicável).

      Herança:

      • Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM);
      • Certidão de Óbito;
      • Documento de identidade;
      • Instrumento Público de Inventário ou Decisão Judicial.

      Divórcio:

      • Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM);
      • Documento de identidade;
      • Instrumento Público de Divórcio ou Decisão Judicial.

      Transferência entre Cônjuges:

      • Certidão de casamento atualizada;
      • Documento de identidade;
      • Declaração de Transferência entre os cônjuges.

      Sucessão Societária, Aporte de Capital ou Redução de Capital:

      • Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM);
      • Documento de identidade;
      • Em caso de S.A, ata da Assembleia Geral registrada na junta comercial competente;
      • Em caso de LTDA, alteração do Contrato Social e a ata de reunião de sócios da sociedade, se aplicável.

      Integralização de Cotas de Fundos e Clubes de Investimento:

      • Documento que formaliza a integralização das cotas;
      • Comprovante do administrador de que o cliente é cotista do fundo ou clube;
      • Regulamento do fundo ou Estatuto Social do clube.

      4. Portabilidade de Previdência Privada

      Esse procedimento é feito pela instituição para onde você irá transferir seu plano de previdência privada. Consulte quais são os procedimentos dessa instituição.

    • O que é Perfil do Investidor?

      O Perfil do Investidor ou Suitability é um questionário que visa perceber através de suas respostas quais são seus interesses de investimentos.
      Com base nestas respostas você será enquadrado em um grupo de perfil, que poderá ser Conservador, Moderado ou Arrojado.
      Em cada um destes perfis há a classificação de produtos aos quais você poderá investir, bem como tolerância a riscos e expectativas de investimentos.

      Abaixo constam os perfis de investimentos da Terra Investimentos:

      • Perfil Conservador: Só pode investir em Renda Fixa (Tesouro Direto e Títulos Privados);
      • Perfil Moderado: Além da Renda Fixa (Tesouro Direto e Títulos Privados) pode investir no mercado de Ações;
      • Perfil Arrojado: Pode investir em todos os mercados, inclusive Fundos de Investimentos e mercado derivativo.
  • Abertura de conta
    • Comecei a preencher o cadastro e não terminei. Como devo proceder para dar continuidade?

      Clique aqui neste link, insira seu CPF e clique em “Continuar Cadastro”.

    • Como faço para abrir uma conta na Terra Investimentos?

      Basta fazer o cadastro pelo app Terra Investimentos Digital ou por este link: http://novo-cadastro.terrainvestimentos.com.br/cadastro

      A partir daí, é só preencher seus dados e seguir as instruções dadas durante o processo de cadastro.

    • Como posso selecionar meu assessor de investimentos?

      Existem três formas de fazer essa escolha:

      1. Por indicação de um Agente Autônomo de Investimento: na primeira tela de cadastro, existe a opção “onde nos conheceu?” e nela você encontrará a opção “Agente Autônomo de Investimento”. Neste caso, você poderá escolher a opção entre todos os escritórios filiados à Terra Investimentos.
      2. Seleção de um operador da nossa Mesa de Operações: neste caso, na opção “Assessoria”, você encontrará todos os colaboradores da Mesa de Operações da Terra Investimentos e poderá selecionar um deles.
      3. Indicação de Parceiros: nesta opção, disponibilizamos todas as parcerias educacionais da Terra para que você possa selecionar a que desejar.
    • Como saber se sou ou não uma pessoa vinculada à Terra Investimentos?

      Por regra, pessoas vinculadas à Terra Investimentos são seus colaboradores, seus cônjuges e filhos. Também são vinculados os Agentes Autônomos que atuam como prestadores junto à Terra, seus filhos e cônjuges, além de pessoas que exerçam direta ou indiretamente cargo de controle societário e, ainda, os Clubes de Investimentos, cuja maioria das contas pertençam a pessoas vinculadas à empresa.

    • Como sei se sou ou não pessoa politicamente exposta?

      São consideradas pessoas politicamente expostas os agentes públicos que desempenha ou tenham desempenhado nos últimos 5 anos, cargos, empregos ou funções públicas relevantes no Brasil ou outros países, assim como seus representantes e familiares bem como outras pessoas de seu relacionamento próximo.

    • Como sei se sou ou não US Person?

      Esta opção se aplica a cidadão americano, que possui Green Card, tenha domicílio fiscal, contendo número de identificação fiscal, ou que permaneceu por mais de 180 dias nos Estados Unidos nos últimos 3 anos ou 30 dias do último ano a contar da presente data.

    • É possível abrir uma conta para menor de idade?

      Sim, é possível. Para abrir uma conta no nome de um menor de idade basta começar o cadastro normalmente, inserindo os dados do menor. Será necessário anexar um comprovante de endereço em nome dos pais, um documento que conste o CPF do menor e a certidão de nascimento do menor.

      Após isso, nossa área de cadastro enviará um e-mail, para o e-mail cadastrado, solicitando uma foto do responsável segurando um documento pessoal (CNH ou RG}, fotos frente e verso do documento pessoal e um documento para oficializar o responsável como representante legal dessa conta do menor, autorizando o mesmo a realizar operações e mandar ordens, cujo o responsável precisa assinar.

    • Minha agência bancária não tem dígitos ou o dígito é uma letra. Como devo proceder?

      Em ambos os casos, você poderá incluir o dígito 0, seja para preencher a ausência do dígito ou para substituir a letra. Pode ficar tranquilo ao seguir estas orientações de dígitos bancários. Em caso de resgates, você receberá corretamente sua solicitação, realizando estes procedimentos.

    • Não consigo cadastrar minha senha e/ou minha assinatura eletrônica. Como devo proceder?

      Visando sempre a segurança dos dados informados e seus investimentos junto à Terra Investimentos, buscamos ser criteriosos com relação à complexidade da sua senha. Para que você consiga realizar o cadastro correto destas senhas, precisará seguir os passos abaixo:

      • Conter ao menos uma letra maiúscula;
      • Conter ao menos uma letra minúscula;
      • Conter ao menos um número;
      • Utilizar um dos caracteres especiais ao lado: (! @ # $ % *);
      • Seu cadastro deverá conter o mínimo de 6 caracteres e o máximo de 15 (lembrando que, se for utilizar a plataforma MetaTrader5, o limite máximo é de 8 caracteres);

      As regras informadas acima são as mesmas utilizadas para o cadastramento de sua assinatura eletrônica. A única diferença é que sua assinatura eletrônica não poderá ser igual à senha de acesso.
      Um exemplo para criação de sua senha e/ou assinatura eletrônica é a utilização do modelo Terra@10. Criando sua senha com base neste modelo, a senha de acesso ao Portal da Terra e a assinatura eletrônica serão cadastradas corretamente.

    • Não possuo endereço em meu nome. Como proceder?

      Você poderá apresentar um comprovante de residência em nome do seu cônjuge ou parceiro (em caso de união estável) ou, ainda, no nome dos seus pais ou responsáveis legais.

      Caso seu endereço seja de um terceiro, basta enviar uma declaração, impressa ou feita a próprio punho, do responsável do imóvel confirmando que você reside neste endereço e seguindo as seguintes instruções:

      • A declaração de residência deve conter o nome completo e a assinatura do responsável pelo imóvel com firma reconhecida em cartório.
      • Deverá ser encaminhada, juntamente com a declaração, uma cópia de um documento de identificação do proprietário do imóvel para a validação da assinatura.

      Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo WhatsApp Corporativo 11 94166-3175 ou e-mail [email protected].

    • Não possuo endereço no Brasil, pois resido em outro paús. Como proceder neste caso?

      Entre em contato com nossa central de atendimento para um atendimento específico pelo WhatsApp Corporativo 11 94166-3175 ou e-mail [email protected].

    • Não recebo o SMS para validação do meu cadastro. Como devo proceder?

      Se você digitou o celular incorreto no processo de cadastro, basta clicar na opção “Clique aqui para trocar” que aparece na tela. Ao clicar, você conseguirá mudar o número de celular para que o SMS seja enviado corretamente. Em caso de não recebimento do código por SMS, basta clicar na opção “Clique aqui” e um novo código será enviado. Se preferir receber o código por ligação, clique no link “Ligação”.

      Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo WhatsApp Corporativo 11 94166-3175 ou e-mail [email protected].

    • O que é o código de segurança da CNH?

      Este código só está disponível no novo modelo de carteiras de habilitação. Caso seu modelo não possua o código, utilize os dados do seu RG.

    • Preciso inserir meus documentos pessoais?

      Sim. É necessário inserir alguns documentos pessoais no momento da abertura da conta, mas não se preocupe. Nosso cadastro segue todos os parâmetros das instruções dos órgãos reguladores e políticas de privacidade para proteger seus dados. Vale destacar que é necessário mandar a frente e o verso do documento pessoal.

      É importante lembrar também que não há custos na abertura da sua conta. Após a abertura, você terá acesso a todo o conteúdo da Terra Investimentos.

    • Quais são os documentos necessários para abrir uma conta PJ?

      São necessários os seguintes documentos para abertura de conta PJ:

      • Cópia da última alteração contratual, até a identificação dos seus beneficiários finais;
      • Cópia do último Balanço, assinado ou auditado;
      • Cópia dos documentos pessoais dos representantes:
      • Dar aceite no Contrato de intermediação no portal:
      • Preencher Suitability no portal:
      • Informar os emissores de ordem.

      Assim que recebermos os documentos mencionados encaminharemos a Ficha Cadastral para conferência e assinatura do representante legal.

  • Atendimento
    • Como posso acessar o Chat online da Terra Investimentos?

      Para acessar o nosso Chat online, basta seguir o seguinte passo a passo:

      -Para o site:

      Entrar no site da Terra Investimentos > Clicar no ícone de conversa no canto inferior direito > Inserir as informações solicitadas > E pronto, nossa Central de Atendimento irá te auxiliar!

      -Para o App:

      Abrir o App Terra Investimentos Digital > Entrar na sua conta > Clicar no ícone de Perfil, no canto inferior direito > Clicar em Ajuda > Clicar em Chat > Inserir as informações solicitadas > E pronto, nossa Central de Atendimento irá te auxiliar!

    • Como posso entrar em contato com a Terra Investimentos?

      O contato com a nossa Central de Atendimento pode ser realizado pelo telefone (11) 3165-6065, pelo WhatsApp Corporativo (11) 94166-3175 ou e-mail [email protected]

      Além disso, ainda contamos com o nosso Chat, por onde é possível entrar em contato com a nossa Central de Atendimento diretamente pelo Site ou App!

    • Qual o horário de atendimento da Terra Investimentos?

      O atendimento através do telefone, e-mail, WhatsApp Corporativo ou Chat é feito de segunda à sexta (exceto feriados) das 08h30 às 18h.

DOWNLOAD

Baixe nosso app

Sabia que é possível abrir sua conta diretamente no app e investir em todos nossos produtos?

Baixe o aplicativo Terra Investimentos em sua App Store ou no Google Play.

Conheça outras empresas da Terra Investimentos