A corretora classifica os clientes nas categorias Conservador, Moderado e Arrojado. Esta avaliação vai de acordo com os objetivos de investimentos individual, definido pela pontuação obtida no questionário Perfil do Cliente/Suitability, preenchido no início do relacionamento entre cliente e corretora.
O Conservador não gosta de grandes riscos, prefere investimentos mais seguros ou proteger sua atividade comercial de oscilações de preços (hedge). Os analistas da Terra Investimentos podem ajudá-lo a definir qual o melhor investimento para seu perfil ou estratégia para proteger seus negócios. Os clientes com este perfil podem operar somente produtos de Renda Fixa (títulos do Tesouro Nacional, LCI, LIG, LCA, CDB, LC, LF e DPGE) e Fundos Previdenciários de Renda Fixa.
O Moderado aplica seus investimentos de forma equilibrada, geralmente em proporções indicadas pelos analistas da Terra Investimentos. Há disponibilidade para diversificar suas aplicações, tais como os mesmos produtos do investidor Conservador e também os de Renda Fixa Estruturada (debênture, CRI e CRA), COE (com mínimo garantido), Mercado à Vista (compra e venda de ações e/ou de ouro disponível, ETFs e BDRs), Mercado a Termo, Empréstimos de Ativos (posições doadoras) e Fundos de Investimento (curto prazo, ações, renda fixa, imobiliário, multimercado balanceado, de capital protegido e estratégia específica).
O Arrojado é aquele que conhece as complexidades dos instrumentos financeiros e os riscos associados à realização de todas operações. Além dos produtos dos investidores Conservador e Moderado, investe ainda em Renda Fixa desprotegido (COE sem mínimo garantido), Futuros e Opções do segmento BMF, Opções do segmento Bovespa, Mercado a Termo, Empréstimos de Ativos (posições tomadoras), Fundos de Investimento (ações, cambiais e dívida externa), Fundos de Investimentos Multimercado (dinâmicos, trading, juros, moeda, long short neutro, direcional, livre e investimentos no exterior), Fundos Off Shore (renda fixa, renda variável e mistos), Fundos de Investimentos em Dívida Externa e FIDC.