Compliance

Regras e processos para
a sua proteção e segurança.

Adotamos práticas e operações de alta confiabilidade e sigilo, de acordo com as normas e padrões internacionais de segurança e qualidade. O Programa de Qualificação Operacional da B3 concedeu à Terra Investimentos selos que conferem excelência na prestação de serviços.

Informações para os clientes

A corretora classifica os clientes nas categorias Conservador, Moderado e Arrojado. Esta avaliação vai de acordo com os objetivos de investimentos individual, definido pela pontuação obtida no questionário Perfil do Cliente/Suitability, preenchido no início do relacionamento entre cliente e corretora.

Conservador não gosta de grandes riscos, prefere investimentos mais seguros ou proteger sua atividade comercial de oscilações de preços (hedge). Os analistas da Terra Investimentos podem ajudá-lo a definir qual o melhor investimento para seu perfil ou estratégia para proteger seus negócios. Os clientes com este perfil podem operar somente produtos de Renda Fixa (títulos do Tesouro Nacional, LCI, LIG, LCA, CDB, LC, LF e DPGE) e Fundos Previdenciários de Renda Fixa.

Moderado aplica seus investimentos de forma equilibrada, geralmente em proporções indicadas pelos analistas da Terra Investimentos. Há disponibilidade para diversificar suas aplicações, tais como os mesmos produtos do investidor Conservador e também os de Renda Fixa Estruturada (debênture, CRI e CRA), COE (com mínimo garantido), Mercado à Vista (compra e venda de ações e/ou de ouro disponível, ETFs e BDRs), Mercado a Termo, Empréstimos de Ativos (posições doadoras) e Fundos de Investimento (curto prazo, ações, renda fixa, imobiliário, multimercado balanceado, de capital protegido e estratégia específica).

Arrojado é aquele que conhece as complexidades dos instrumentos financeiros e os riscos associados à realização de todas operações. Além dos produtos dos investidores Conservador e Moderado, investe ainda em Renda Fixa desprotegido (COE sem mínimo garantido), Futuros e Opções do segmento BMF, Opções do segmento Bovespa, Mercado a Termo, Empréstimos de Ativos (posições tomadoras), Fundos de Investimento (ações, cambiais e dívida externa), Fundos de Investimentos Multimercado (dinâmicos, trading, juros, moeda, long short neutro, direcional, livre e investimentos no exterior), Fundos Off Shore (renda fixa, renda variável e mistos), Fundos de Investimentos em Dívida Externa e FIDC. 

Imposto de Renda sobre Operações em Renda Variável – Tributação sobre ganhos líquidos

  • 20% sobre operações de Day Trade
  • 1% retido na fonte sobre operações de Day Trade
  • 15% sobre operações normais
  • 0,005% retido na fonte sobre a soma dos ajustes diários (apenas positivos), no encerramento das operações normais.


Obrigatoriedade do recolhimento

A retenção e o recolhimento do imposto de 1% sobre operações de Day Trade e 0,005% sobre operações normais retidos na fonte são de responsabilidade da corretora.

Já o imposto de 15% sobre operações normais e 20% sobre operações de Day Trade são de responsabilidade do contribuinte.

Fale com seu contador sobre o preenchimento da DARF, bem como a data de recolhimento dos impostos devidos.

A Terra Investimentos  adota regras e parâmetros de atuação em conformidade com as boas práticas sugeridas pela CVM, B3 e Banco Central. Clique no ícone abaixo para conhecer nossas Regras e Parâmetros de Atuação.

REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO – TERRA INVESTIMENTOS – VIGENTE DESDE 14/10/2019

REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO – TERRA INVESTIMENTOS – 2015 A 2019

REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO – TERRA INVESTIMENTOS – 2012 A 2015

Para maior segurança, os serviços eletrônicos disponibilizados no site da Terra Investimentos têm como objetivo apenas facilitar e agilizar o acesso dos clientes aos relatórios operacionais na corretora, não sendo estes serviços habilitados a movimentações financeiras e/ou operacionais pelos clientes.

Os dispositivos necessários para as movimentações através de Plataforma de Negociação Operacional são instalados diretamente na máquina dos clientes.

Um software cedido pela Corretora é instalado na máquina do cliente no ato da contratação dos serviços, sendo ainda exigida a troca obrigatória da primeira senha e assinatura eletrônica básica fornecidas no primeiro acesso.

Senha e Assinatura Eletrônica

Sua senha é pessoal e intransferível. Garanta que apenas você acesse sua conta, nunca forneça sua senha e sua assinatura eletrônica a terceiros, nem mesmo a alguém da Terra Investimentos. Ninguém está autorizado a solicitar estes dados. Caso ocorra esta situação, comunique imediatamente nossa área de Risco através do telefone (11) 3165-6076.

Criptografia dos dados que trafegam pela internet

Todas as informações do cliente são criptografadas através de códigos indecifráveis que trafegam na internet.

Certificado de Segurança

Padrão de Certificação SSL 256 TrustSign.

Firewalls

Suas informações estão seguras, pois nossos servidores contam com firewalls que impedem acessos não autorizados.

Riscos envolvidos no uso da internet e dicas de prevenção

Mesmo utilizando as mais modernas tecnologias, todos estamos sujeitos a enfrentar problemas de conexão e fraude.  A Terra Investimentos utiliza os melhores meios possíveis para manter o cliente em segurança, porém alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar seus equipamentos particulares, sobre os quais não temos como gerenciar.

Toda comunicação via internet está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas, conforme determinado pela CVM 380.

Confira algumas orientações de segurança que devem ser seguidas com o intuito de mitigar riscos:

  • Sua senha é pessoal e intransferível, não a divulgue. Ao criá-la, misture letras, números e, se possível, caracteres. Não escolha datas de aniversário ou nomes. Altere-a sempre que possível;
  • Sempre consulte seu extrato. No caso de qualquer movimentação irregular, entre em contato imediatamente com a Corretora;
  • Nunca execute arquivos encaminhados por e-mails sem antes verificar a procedência cuidadosamente. Eles podem estar contaminados com vírus;
  • Cuidado com e-mails sobre promoções ou vantagens e, até mesmo, emails que pareçam ser escritos por pessoas conhecidas (phishing);
  • Atualize sempre o antivírus e verifique se ele encontra-se ativo antes da utilização da internet;
  • Evite a utilização de equipamentos que não sejam seus e, principalmente, equipamentos públicos. Se utilizá-los, certifique-se de que sua senha não foi gravada;
  • Mantenha as atualizações de seu sistema operacional sempre em dia, pois isso reduz o risco de falhas de sistema serem utilizadas por atacantes cibernéticos;
  • Sempre clique no link “Sair” antes de fechar seu navegador ou ao ausentar-se da máquina.

Redes Sociais

A utilização de redes sociais pode trazer vírus e malware ao computador.

A Alavancagem permite ao investidor operar quantias superiores a sua disponibilidade financeira ou ao seu Patrimônio.

É importante ter conhecimento deste conceito para ter maior tranquilidade no momento de executar as operações neste mercado.

Para clientes que possuem ações que compõe a carteira teórica do Índice Bovespa (Ibovespa), a Terra Investimentos poderá possibilitar alavancagem em até 25 vezes em operações Day Trade.

A Terra Investimentos adota os seguintes mecanismos para mitigar riscos envolvidos neste tipo de operação:

– Caso as operações realizadas pelo cliente apresentem projeção de perdas a partir de 70% de seu patrimônio, composto por ações, títulos, recursos financeiros ou qualquer outro ativo que componha a carteira, a corretora, a qualquer momento e independente de aviso prévio, poderá executar, em nome do cliente, operação oposta, à mercado, para encerramento de posições em aberto, ficando o cliente responsável pela integral liquidação financeira das operações.

– Sem prejuízo do disposto no item acima, todos os clientes que detenham posições resultantes de operações no pregão em curso e que não possuírem garantias suficientes para manutenção das mesmas no período de zeragem diária, programado para ocorrer, durante os 30 minutos que antecedem o fechamento do pregão regular, estarão passíveis de zeragem, ficando o cliente responsável por eventuais prejuízos financeiros.

A execução supra ocorrerá no regime de melhores esforços, podendo o percentual de perda ser maior ou menor em função das alterações dos preços dos ativos no mercado.

Informamos que nos moldes da Resolução CMN nº 4.871 de 27/11/2020, todos os seus recursos são mantidos em uma conta de registro. Ou seja, os recursos ficam a sua disposição para serem movimentados, sendo utilizados para diversas aplicações financeiras.

Além disso, esclarecemos que a conta de registro não pode ser confundida com a conta de pagamento, uma vez que esta última apenas autoriza a realização de operações básicas, como pagamento de contas. Nesta modalidade, também há uma limitação de saldo a ser deixado em conta.

Sendo assim, informamos que os recursos mantidos em sua conta de registro não possuem regime jurídico equivalente ao de recursos mantidos em conta de pagamento, nos termos do art. 12 da Lei nº 12.865 de 2013.

Para mais informações, acesse este link com a resolução na íntegra.

 

Atuação em caso de indisponibilidades

Quando identificada instabilidade ou falha técnica em nossas plataformas de negociação, a Terra Investimentos enviará comunicado aos clientes impactados informando que a plataforma está passando por problemas técnicos, além de orientá-los quanto aos procedimentos de zeragem de posições em aberto ou cancelamento de ordens que, por sua vez, deverão ser feitos através do Atendimento, Mesa de Operações ou Assessor.

O cliente uma vez notificado poderá interromper imediatamente a sua operação ou desarmar suas estratégias automatizadas através da plataforma afetada. Caso possua ordens pendentes ou posição em aberto, deverá entrar em contato imediatamente com o Atendimento, Mesa de Operações ou Assessor para auxílio conforme especificado previamente.

Rastreabilidade

Para melhor entender  a dinâmica, fluxos e garantir rastreabilidade das operações de nossos clientes, a corretora preserva todas as informações referente a trilhas de ordens mantendo no mínimo as informações a seguir: data, hora, IP, usuário, conta, (Ordem: C/V), símbolo,  tipo da ordem, validade, quantidade, preço e status.

Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement) – SLA

De modo a garantir aos seus clientes uma melhor experiencia no atendimento e suporte em casos de indisponibilidade quanto a transmissão de ordens por plataformas, a Terra Investimentos definiu e estruturou canais de atendimento alternativos para suportar a operação de seus clientes em casos de eventos dessa natureza.

Os canais alternativos e tempos de atendimento disponibilizados são:

  • E-mail: até 4 horas
  • Chat: até 10 minutos
  • Telefone: até 5 minutos

Através deste canais alternativos a corretora garante um tempo médio de atendimento com intervalo de confiança de 95%, em caso de interrupção, por cada um dos canais disponibilizados.

Latência interna máxima da plataformas de negociação

A latência refere-se ao tempo entre o recebimento da ordem do cliente em nossos sistemas de gerenciamento ou roteamento de ordens (conhecido como OMS – Order Management System) , o processamento da informação, seu devido envio a infraestrutura da B3 e retorno da informação ao cliente.

A latência aqui divulgada refere-se ao tempo médio máximo de todo processo descrito acima e nesse sentido, podemos garantir a todos os nossos clientes independentemente da plataforma utilizada uma latência média máxima de 250 milissegundos

Tempos máximos de atualização

A Terra Investimentos possui sistemas os quais permitem que o cliente possa visualizar adequadamente informações relacionadas a status de ordens, cotações de ativos, posição de custódia, operações e limites, todas essas informações podem ser obtidas primariamente através do portal da Terra Investimentos e de forma secundaria por meio das demais plataformas e sistemas disponibilizados para essas finalidades.

A atualização é em tempo real, a medida que é recebida pela B3 é retransmitida por meio de nossos sistemas.

A RLP é um tipo de oferta criado pela Bolsa que visa fortalecer o mercado, trazendo benefícios para o investidor pessoa física negociar contratos de mini índice e mini dólar. A oferta possibilita aumento da liquidez para negociação de ativos, podendo melhorar o preço de execução das operações. Saiba mais.

Nota: As operações executadas através do mecanismo RLP não geram maior latência no envio das ordens pelos clientes.

Governança

Visando atender às exigências da B3 e manter a relação de transparência com seus clientes, a Terra Investimentos disponibiliza mensalmente a relação em percentual de todas as operações em que pessoas vinculadas atuaram na contraparte dos negócios realizados.

 POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS
 OPERAÇÕES DE VINCULADOS SETEMBRO DE 2017
 OPERAÇÕES DE VINCULADOS OUTUBRO DE 2017
 OPERAÇÕES DE VINCULADOS NOVEMBRO DE 2017
 OPERAÇÕES DE VINCULADOS DEZEMBRO DE 2017
 OPERAÇÕES DE VINCULADOS JANEIRO DE 2018
 OPERAÇÕES DE VINCULADOS FEVEREIRO DE 2018

De acordo com a Resolução CVM nº 35/2021, são consideradas pessoas vinculadas:

a) administradores, funcionários, operadores e demais prepostos do intermediário;
b) agentes autônomos;
c) demais profissionais que mantenham, com o intermediário, contrato de prestação de serviços diretamente relacionados à atividade de intermediação ou de suporte operacional;
d) pessoas naturais que sejam, direta ou indiretamente, controladoras ou participem do controle societário do intermediário;
e) sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo intermediário ou por pessoas a ele vinculadas;
f) cônjuge ou companheiro e filhos menores das pessoas mencionadas nas alíneas “a” a “d”;
g) clubes e fundos de investimento cuja maioria das cotas pertença a pessoas vinculadas, salvo se geridos discricionariamente por terceiros não vinculados;
h) De acordo com a Instrução Normativa CVM nº 400/2003, são também consideradas pessoas vinculadas todos os controladores membros do conselho de administração e do comitê de auditoria, diretores e pessoas que participam do processo para realização da oferta pública ou tiveram conhecimento a seu respeito antes do aviso oficial ao mercado, bem como seus cônjuges, companheiros, ascendentes, descendentes e colaterais até segundo grau.

A Terra Investimentos, engajada com os temas sociais e ambientais da atualidade e assumindo o papel de colaboradora e incentivadora das praticas sustentáveis, adota em sua Política de Responsabilidade Socioambiental ações para a preservação do meio ambiente, estabelecendo um ambiente de trabalho saudável e o bem estar das comunidades com as quais interage. Atuar com responsabilidade socioambiental é também agir com respeito, seriedade, ética e transparência, buscando contribuir com o desenvolvimento econômico da sociedade, fazendo com que os recursos sejam utilizados de maneira consciente e adequados para a sustentabilidade do nosso país.

Acreditamos que através da educação, do incentivo às boas práticas ambientais e do exemplo, fundamentado em sua própria forma de atuação, mesmo que decorrente de pequenas atitudes, contribuiremos e beneficiaremos toda a sociedade.

 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCO SOCIOAMBIENTAL

Legislação e Normas

Clique nos ícones abaixo para saber mais sobre a Legislação vigente.