Tesouro Direto

Por ser um dos investimentos mais seguros disponíveis no mercado, o Tesouro Direto é uma das melhores opções para quem quer começar a investir ou deseja diversificar sua carteira.

Description

Pra cada tipo de objetivo, há um Tesouro Direto ideal para você.


O Tesouro Direto é uma das principais portas de entrada para quem deseja começar a investir. Isto porque ele é uma das opções mais conservadoras e por sua rentabilidade superar a da poupança.

Criado em 2002 pelo Governo Federal em parceria com a B3, o Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional que vende títulos públicos para pessoas físicas de maneira online, segura e acessível.

Ao investir no Tesouro, o investidor conta com a segurança de um investimento de renda fixa e pode selecionar opções prefixadas ou pós-fixadas, escolhendo a mais adequada a seu perfil e objetivo.
 

Principais características do Tesouro Direto

  • É um dos investimentos mais seguros no mercado financeiro.
  • Mesmo tendo um prazo para o vencimento, o investidor pode resgatar a aplicação a qualquer momento, graças à liquidez diária dos títulos.
  • É prático: tudo pode ser feito pela internet.
  • Existem diversos tipos de títulos disponíveis para investimento, seja para o curto, médio ou longo prazo.
  • Apresenta rentabilidade superior à da poupança.
  • É uma alternativa de investimento para o investidor conservador, para quem quer começar a investir ou para quem deseja diversificar a carteira.
     

Tipos de Tesouro Direto

 

Títulos Prefixados

O Tesouro Direto Prefixado é a melhor opção para quem valoriza previsibilidade e deseja saber exatamente a rentabilidade que receberá, se mantiver o investimento até a data de vencimento. 

Estes títulos podem ser de dois tipos:

  • Tesouro prefixado (LTN) – O pagamento ocorre apenas no final da aplicação.

  • Tesouro prefixado com juros semestrais (NTN-F) – O investidor recebe parte do rendimento de forma antecipada ao longo do período da aplicação, com pagamentos semestrais.

Títulos Pós-fixados

No caso do Tesouro Direto pós-fixado, a rentabilidade é a soma de uma taxa predefinida no momento da compra do título acrescida da variação de um indexador (taxa Selic ou IPCA), garantindo rentabilidade sempre acima de inflação.

  • Tesouro IPCA + (NTN-B Principal)
    Oferece rendimento igual à variação da inflação (IPCA) mais uma taxa prefixada de juros.
  • Tesouro IPCA+ com juros semestrais (NTN-B)
    Oferece rentabilidade superior à inflação e prevê pagamentos semestrais, gerando renda extra ou possibilidade de reinvestimentos.
  • Tesouro Selic (LFT)
    Sua rentabilidade acompanha a variação da taxa Selic. Por sua liquidez, é ideal para montar sua reserva de emergência.
imagem-footer

Fale com um especialista

Quer saber mais sobre Tesouro Direto? Envie seus dados para que nosso especialista entre em contato com você.