Description
Pra cada tipo de objetivo, há um Tesouro Direto ideal para você.
O Tesouro Direto é uma das principais portas de entrada para quem deseja começar a investir. Isto porque ele é uma das opções mais conservadoras e por sua rentabilidade superar a da poupança.
Criado em 2002 pelo Governo Federal em parceria com a B3, o Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional que vende títulos públicos para pessoas físicas de maneira online, segura e acessível.
Ao investir no Tesouro, o investidor conta com a segurança de um investimento de renda fixa e pode selecionar opções prefixadas ou pós-fixadas, escolhendo a mais adequada a seu perfil e objetivo.
Principais características do Tesouro Direto
- É um dos investimentos mais seguros no mercado financeiro.
- Mesmo tendo um prazo para o vencimento, o investidor pode resgatar a aplicação a qualquer momento, graças à liquidez diária dos títulos.
- É prático: tudo pode ser feito pela internet.
- Existem diversos tipos de títulos disponíveis para investimento, seja para o curto, médio ou longo prazo.
- Apresenta rentabilidade superior à da poupança.
- É uma alternativa de investimento para o investidor conservador, para quem quer começar a investir ou para quem deseja diversificar a carteira.
Tipos de Tesouro Direto
Títulos Prefixados
O Tesouro Direto Prefixado é a melhor opção para quem valoriza previsibilidade e deseja saber exatamente a rentabilidade que receberá, se mantiver o investimento até a data de vencimento.
Estes títulos podem ser de dois tipos:
- Tesouro prefixado (LTN) – O pagamento ocorre apenas no final da aplicação.
- Tesouro prefixado com juros semestrais (NTN-F) – O investidor recebe parte do rendimento de forma antecipada ao longo do período da aplicação, com pagamentos semestrais.
Títulos Pós-fixados
No caso do Tesouro Direto pós-fixado, a rentabilidade é a soma de uma taxa predefinida no momento da compra do título acrescida da variação de um indexador (taxa Selic ou IPCA), garantindo rentabilidade sempre acima de inflação.
- Tesouro IPCA + (NTN-B Principal)
Oferece rendimento igual à variação da inflação (IPCA) mais uma taxa prefixada de juros. - Tesouro IPCA+ com juros semestrais (NTN-B)
Oferece rentabilidade superior à inflação e prevê pagamentos semestrais, gerando renda extra ou possibilidade de reinvestimentos. - Tesouro Selic (LFT)
Sua rentabilidade acompanha a variação da taxa Selic. Por sua liquidez, é ideal para montar sua reserva de emergência.

Fale com um especialista
Quer saber mais sobre Tesouro Direto? Envie seus dados para que nosso especialista entre em contato com você.