Minicontratos

Contratos de compra e venda de ativos por um determinado preço e em data futura com base em expectativas de oferta e demanda e cenário econômico.

Description

Para quem busca diversificar a carteira no mercado futuro a partir de baixos valores

 

Os minicontratos são uma oportunidade para o pequeno investidor com perfil arrojado, interessado na possibilidade de retornos mais expressivos no mercado de renda variável – mais especificamente no mercado futuro.

Em outras palavras, eles são contratos financeiros com regras bem definidas e amplamente divulgadas no mercado. Esses contratos podem ser usados para proteger a carteira de investimentos (com operações chamadas hedge), como também são utilizados por especuladores para tentar obter ganhos em curto espaço de tempo.

Os especuladores também são conhecidos como day-traders, swing-traders e algo-traders, sendo que estes últimos são especialistas em operações com robôs na Bolsa de Valores.

As operações de robôs com minicontratos ficaram muito populares no mercado nos últimos anos. Neste caso, as operações são automatizadas com algoritmos que podem ser alugados ou desenvolvidos pelo próprio investidor em plataformas já conhecidas como MetaTrader, PLT, TT, entre outras.

Para ingressar neste mercado, não é preciso ter muito dinheiro ou comprar literalmente o produto. O minicontrato é um produto financeiro que permite ao investidor operar alavancado, o que aumenta muito o risco do investimento.

Por isto, na Terra Investimentos, recomendamos que este produto esteja na carteira dos investidores com perfil Arrojado ou com mais apetite ao risco.

 

Principais Minicontratos  

Os principais minicontratos são o mini dólar e o mini índice, conhecidos também por seus códigos WDO e WIN, respectivamente. Há ainda outros tipos, a exemplo dos minicontratos atrelados a juros, commodities e Bolsa americana.

A grande vantagem do WDO e WIN é sua grande liquidez, ou seja, seu volume negociado na Bolsa. Isto permite que praticamente qualquer investidor pessoa física entre ou saia do mercado a qualquer hora do pregão e a qualquer preço, sem incorrer em grandes oscilações de preço em função da sua ordem. Apesar de ser um investimento de maior risco, sua liquidez reduz o risco operacional da sua estratégia.

 

Características

  • Alavancagem: mesmo com pouco dinheiro, é possível movimentar um alto volume na Bolsa.
  • Risco: é um investimento de risco alto, sendo recomendado apenas para pessoas com perfil arrojado.
  • Velocidade: por ser uma modalidade de renda variável com alta liquidez, pode causar ganhos ou perdas substanciais em pouco tempo.
  • Liquidez: devido ao alto volume diário de negócios, os minicontratos têm alta liquidez, sendo muito simples entrar ou sair desse mercado.
  • Custo: o custo de se operar minicontratos está entre os menores entre todas as opções de investimento no mercado. Com eles, é possível realizar estratégias de investimento com altos volumes negociados e custos baixos.
  • Diversificação: é possível diversificar sua carteira adicionando retornos do mercado de ações e de dólares americanos com baixo custo e baixa alocação de capital.
  • Hedge: são uma ótima opção para proteger a carteira de investimentos.