IPO

Oferta Pública Inicial é a primeira vez em que uma empresa vende ações na Bolsa para se capitalizar. Investir no IPO pode ser uma oportunidade quando os planos da empresa são promissores.

Description

Entenda por que IPOs podem ser interessantes para seus investimentos.


IPO é a sigla de Initial Public Offering, ou seja, Oferta Pública Inicial. Trata-se da primeira vez em que uma empresa vende ações na Bolsa de Valores com o objetivo de se capitalizar.

Investir em um IPO significa financiar os planos de expansão de uma empresa, porque você acredita que os planos são promissores e existe grande probabilidade de terem sucesso.

Por meio do IPO, a empresa deixa de ser de um único dono (ou grupo) e começa a ter acionistas, pessoas anônimas que possuem uma pequena fração do negócio. Em outras palavras, ela deixa de ser uma empresa Ltda (Limitada) para tornar-se uma S.A. (Sociedade Anônima), ou seja, uma companhia de capital aberto.

Em troca dos recursos levantados, os proprietários abrem mão de parte do controle da empresa e o investidor se torna sócio do negócio na devida proporção.

Para saber mais sobre ofertas públicas em andamento, veja também a seção Ofertas Públicas.

Principais Características

  • Através de um IPO, a companhia transforma seu patrimônio em capital e pode aplicá-lo para, por exemplo, expandir operações, comprar outros negócios, pagar dívidas, etc.
  • Muitos investidores gostam de participar de IPOs, pois podem reservar e comprar ações antes de chegarem ao mercado.
  • Dependendo da avaliação, o investidor pode comprar papéis por um valor menor do que o do primeiro pregão. Caso a ação suba, ele pode obter lucros na Bolsa no curto prazo.
  • Como todo investimento em renda variável, investir em ofertas públicas envolve riscos. Porém, no caso do IPO, é um processo mais arriscado do que fazer aportes em empresas com histórico na Bolsa.
  • As principais informações sobre o IPO constam em um documento chamado Prospecto.
  • Além dos dados da empresa e o cronograma da oferta, o Prospecto traz informações da empresa no passado e a projeção após o IPO.

Na Terra Investimentos, você pode conversar com nossos assessores para esclarecer todas as suas dúvidas sobre IPOs e ainda saber se ele é indicado para seu perfil de investidor. Para saber mais sobre o assunto, vale também conferir nosso blog post IPO: conheça o passo a passo para investir

img

Fale com um especialista

Quer saber mais sobre IPOs?
Envie seus dados para que nosso especialista entre em contato com você.