Futuros Financeiros

Contratos de compra e venda de ativos por um determinado preço e em data futura com base em expectativas de oferta e demanda e cenário econômico.

Description

Para quem busca oportunidades no curto prazo ou proteção contra variação de preços.


O mercado de futuros financeiros é o ambiente de Bolsa onde contratos de compra e venda de um determinado ativo são acordados entre duas partes por um determinado preço e em uma data específica, com base em expectativas futuras de oferta e demanda, cenário econômico, entre outros fatores.

A B3 disponibiliza diversos contratos futuros financeiros que se dividem basicamente em três grandes segmentos: Ações e Índice; Taxa de Juros; e Moedas.

Seja para necessidades de hedge (proteção contra variações de preços) ou para especular no curtíssimo prazo (auferir ganhos com flutuações de preços), estes acordos podem envolver dois tipos de contratos:

  • Contratos Padrão – Recomendados apenas para investidores experientes e empresas.
  • Minicontratos – Indicados para o pequeno investidor (traders, day traders, swing traders e algo traders). São mais acessíveis por representarem uma fração de 20% do contrato padrão.
    Saiba mais sobre os minicontratos neste link.


Principais Características

  • Risco: é um investimento de risco alto, sendo recomendado apenas para pessoas com perfil arrojado e mais experientes.
  • Alta Liquidez: é simples e rápido entrar e sair do mercado. Isso só é possível devido ao imenso volume de negócios que ocorrem diariamente.
  • Velocidade e Volatilidade: por ser uma modalidade de renda variável com alta liquidez, pode causar ganhos ou perdas substanciais em pouco tempo.
  • Proteção: podem ser usados para hedge (proteção contra grandes variações de preços e riscos de suas operações)
  • Especulação: podem ser usados para especular em um curto espaço de tempo.
  • Alavacagem: não é preciso desembolsar nada no momento da aquisição dos ativos, basta ter a margem de garantia exigida (que pode ser inclusive outros investimentos).
  • Diversificação: permitem, por exemplo, investimentos no S&P 500, principal índice do mundo que representa a oscilação das 500 empresas mais importantes dos EUA.
imagem-footer

Fale com um especialista

Quer saber mais sobre Futuros Financeiros?
Envie seus dados para que nosso especialista entre em contato com você.